Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO PRÓ FRANCA DE ESPORTE, EDUCAÇÃO E CULTURA, também designada sob a sigla ASSOCIAÇÃO PRÓ FRANCA, fundada em 24 de fevereiro de 1980, sob a denominação de Estrela Futebol Clube, sob a forma de associação, é uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, de caráter sócio-cultural e esportivo, com sede e foro no município de Franca, Estado de São Paulo, sito a Rua Simão Caleiro, 1410, Centro, CEP: 14.400-340.

Finalidades

• Proporcionar a prática dos esportes de alto rendimento em geral, em âmbito nacional, formando atletas amadores em várias modalidades esportivas, mantendo inclusive, departamentos masculinos e femininos (Portaria nº 224/14-ME, artigo 3º, Inciso III, alínea f).

• A representação da categoria dos atletas nas modalidades esportivas desenvolvidas na entidade, âmbito dos órgãos e conselhos técnicos incumbidos da aprovação de regulamentos das competições por elas eventualmente organizadas, bem como nos colegiados de direção e na eleição para os cargos da entidade (Portaria nº 224/14-ME, artigo 3º, Inciso III, 1 e 2).

• Incentivar o aprendizado das crianças e adolescentes através de atividades extracurriculares de reforço e patrocinar aqueles que se revelarem vocacionados a desenvolver alguma atividade científica ou técnica.

• Proporcionar aos cidadãos da terceira idade atividades esportivas e culturais, além de viabilizar a conclusão do ensino básico quando assim couber.

• Promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social (Lei 13.019/14, artigo 33, Inciso I).

• Promoção da cultura, do desporto, da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.

• Empenhar-se no aperfeiçoamento esportivo, com abrangência nacional, proporcionando aos associados e filiados, orientação relativa aos melhores métodos para sua prática e desenvolvimento, promovendo o funcionamento em escolas, universidades ou cursos técnicos.

• Filiar-se a órgãos superiores que dirigem, coordenam e supervisionam as atividades afins do instituto, com inteira observância das leis, normas e regulamentos vigentes, atinentes às suas atividades.

• Elaborar regulamentos de ordem técnica e administrativa, bem como conceder filiação a associações e entidades classistas na região sob sua jurisdição, na forma da lei, apreciando, aprovando ou não os Estatutos dos associados ou filiados.

• Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

• A difusão da prática desportiva de acordo com as regras internacionais e nacionais visando sempre sua organização.

• Promoção e inclusão social da criança, jovem, adolescente portadores ou não de necessidades especiais e/ou excluídos socialmente, através de programas sócio-desportivos, além de escolinhas de iniciação esportivas e divisões de base, previamente organizadas, em território nacional.

• Promoção e divulgação dos males causados pelo uso de drogas, cigarros e bebidas alcoólicas.

• Promover a valorização e conservação dos bens públicos e privados.

• Promover e estimular parcerias com entidades públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional, visando o aprimoramento e execução de programas sociais em benefícios da criança, adolescente, jovens portadores ou não de necessidades especiais e/ou excluídos socialmente.

• A adoção de práticas de gestão administrativa, necessárias e suficientes a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação no respectivo processo decisório.

• Comercializar produtos, publicações, serviços, informações e dados produzidos através da entidade, bem como espaços publicitários e produtos de divulgação (camisetas, bonés, cd's, etc), desde que o produto desta comercialização reverta integralmente para realização de novos trabalhos ou continuação dos já existentes.